Aveiro cria a categoria escola Indígena e professor

A cidade de Aveiro na gestão do atual prefeito cria a categoria Escola Indígena no município,depois das diversas reuniões e demandas indígenas pela criação da escola indígena .
Um dos principais problemas que dificultam a implementação de uma educação diferenciada como diz na legislação brasileira é a não oficialização das escolas como escolas indígenas pois as mesmas estão incluídas nas escolas municipais sem atenção diferenciada.
Mesmo com a contratação do indígenas como professor e demais áreas na educação escolar,não são reconhecidos como professor indígena.
A criação dos Territórios Etno educacionais Tapajós Arapiuns,Lei Federal,a dificuldade de implementação dessa politica tem dificultado a gestão da educação e com isso pouco investimento nas construções de escolas.
Com isso Aveiro saiu na frente aprovando a Lei 0125/2016 que cria a categoria Escola Indígena e fixa Diretrizes para educação que atenderá os povos Mundurukú Cara preta,e Maitapú.
Enquanto isso em Santarém a minuta com o mesmo objetivo está parada aguardando ser encaminhada para aprovação.
A Lei foi apresentada na conferência de educação,comunidade educativa de Escrivão na ocasião estavam presente a SEMED,na pessoa do atual Secretário de Educação e o que irá assumir em 2017 e FUNAI.
Na ocasião as lideranças apresentaram dois nomes para assumir a Coordenação Indígena dentro da secretaria um coordenador e uma pedagoga  para fazer acompanhamento pedagógico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como cuidar do meu cão?

AI Training - Practical Tools to Enhance Your Daily Life

The Impact of Technology and AI Advancements on Work Optimization