Postagens

Mostrando postagens de 2017

Matrículas abertas: já matriculou seu filho? Não perca tempo !

Imagem

Feliz natal aos amigos de Gedeão Arapyú

Imagem
Desejo a todos,amigos ,parentes um, Feliz natal . Que 2018 venha trazendo muitas conquistas.Um grande abraço deste amigo de todos .

Prefeito Nélio declara guerra contra indígenas de Santarém.

Prefeito além de atrasar os pagamentos dos funcionários públicos,ainda atribue as despesas aos índios de Santarém. Por diversas vezes vem se reproduzindo a fala de que é só despesa para o município,e com intuito de aliviar sua barra com os professores do SINDICATO,para fazer capa e enganar. O prefeito, para comprovar sua incompetência disse que vai devolver a educação indígena para o Estado e foi ovacionado pela maioria dos professores do Sindicato. Como se justificasse o atraso de pagamento fosse culpa da educação indigena. O prefeito ainda atribuiu ao MEC o atraso dos recursos ,mesmo constando no portal da transparência o dia data,depósito e número de conta. As lideranças irão ocupar a prefeitura,fazer o que os não Indígenas não tem coragem de fazer protesto pedindo fora Nélio . Enquanto isso prefeito tenta jogar a opinião pública contra o povo que votou nele.

Território: Povo Borary de Alter do Chão realiza sua assembléia

Imagem
Assembleia do povo Borary,com presença de Funai,MPF, Caciques e lideranças convidados. Cacique Maduro , fala da luta dos povos Borary "somos o dono desta terra e temos que lutar ,pela identificação e delimitação,por quê estamos aqui hoje todos querem viver bem na paz,sem drogas ,roubos,desenvolvimento pra nós é a educação é saúde demarcação de nosso território,sem privatização das praias" . Cacique Dengo diz "temos que enfrentar juntos e mais que unidos ,temos peso unidos somos fortes" "Vários documentos gerados ,já ficamos sem água ,os poços fechados ,lavagem de galinheiro,de porcos desce no igarapé,em nossa aldeia",afirma Fabiana Borary. Organização do território, é o principal objetivo,as três aldeias do território,estão se organizando para defesa e a luta pela, demarcação da terra ,além da defesa de todos os direitos. Combater a privatização das praias de alter do chão e das áreas de preservação ambiental e implantação de hotéis nas praias...

Vende-se

Imagem

Donos e trabalhadores de embarcações estão preocupados com nova orla

Imagem
Com as obras da nova orla em Santarém,está ficando muito bonita mas está ocasionando preocupação para os donos de transporte fluvial . As embarcações que ficam ancoradas na frente da cidade,que vem principalmente do rio Tapajós que ficam próximos ao beira Rio . A orla está sendo feita é só tem duas escadas de madeira que balança com o fluxo de pessoas,podendo acontecer acidentes . De acordo com o trabalhador ele disse "estamos preocupados não estão fazendo escadas provavelmente pretendem tirar nossos barcos daqui " preocupa os  que utilizam o serviço . A primeira parte da orla concluído a algum tempo,tem apenas a escada dupla ,em época de cheia as embarcações tem muitas dificuldades de encostar . O antiga orla tinham escadarias de que facilitavam ,o embarque e desembarque de passageiros e cargas .

Mestrado:UEPA poderá ofertar vagas para Santarém

Imagem
A Coordenação de Educação Escolar Indígena CEEI Santarém encaminha solicitação de abertura de vagas para mestrado em Ciências da Religião a ser ofertada em Santarém. Protocolada a solicitação no Campus Santarém,direcionada ao Magnifico Reitor Rubens Cardoso da Silva e ao Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará - UEPA, Pof.Dr. Douglas Rodrigues da Conceição ,pedindo a oferta de vagas. A universidade tem dado importantes passos em direção a formação a nível superior  para os povos indígenas como pode se destacar a Licenciatura Intercultural indígena nas grandes áreas de Ciências Humanas e Sociais,Ciências da Natureza e Matemática e Letras (formados em 2017) e turmas que ainda estão em andamento na Aldeia Caruci-rio Arapiuns. Aguardamos a resposta

Coisas da UFOPA

Imagem
Espalhou no estacionamento interno, diversos cartazes . Que não se responsabilizam por materiais objetos deixados no local . Local tem segurança ,câmeras que ninguém sabe se funciona . Mas se ninguém se responsabiliza dentro do espaço da instituição,pode ser um aviso que "pode roubar ?". As marmotas da universidade.

Política:Veja quem será beneficiado com a prisão de Reginaldo o Regico.

Imagem
Mano Dadai na linha de sucessão,não precisou fazer nada pra derrubar o vereador Reginaldo Campos . Suas ações por si só ,levaram o todo poderoso da igreja,dizem que até milagres ele fazia . O número 1 da igreja ,que foi visto fazendo manifestação contra a corrupção foi preso ontem por corrupção e tentativa de obstrução a justiça ,pois o mesmo teria de acordo com as divulgações,tentado junto ao vice governador impedir que as investigações contra ele continuassem . Se a condenação vier e o que a população Santarena espera que o segundo mais votado assuma e nesse caso ,o Mano Dadai deverá compor a equipe dos 21 vereadores de Santarém. Santarém espera que Mano Dadai assuma caso as denúncias se confirmem . A igreja Também sofre com a prisão de uma pessoa que falava sobre bons costumes e sobre família . Contudo "que seria dos vendedores de lenços sem os chorões?" Segue o fluxo,ou volta o envolvido nos esquemas ou assume Mano Dadai ,ficha limpa .

Passarela: Allana Cardoso

Imagem
Miau moda praia,realiza desfile no Shopping Paraíso , coleção Amazônia ,hoje às 20:00h. Allana está entre as belas meninas,que promete ser um grande evento com a moda estilo da nossa Amazônia . Vamos prestigiar.

Terceirização : Governo quer implantar de qualquer jeito Santarém

Imagem
Já é nesta segunda feira dia 24 de julho, na sede do STTR, AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A TERCEIRIZAÇÃO chamada pelo Conselho de Saúde e entidades sindicais, populares e sociais. As 08 horas. Venha defender o seu direto de ter um SUS público, universal e para todos. Sua voz é nossa maior arma. Não se iluda com falsas promessas que a saúde só vai melhorar, se mercantilizarmos através de OS. Não se iluda que a saúde terceirizada vai lhe trazer qualquer direito. Conheça os malefícios que a terceirização traz pra saúde como um direito. Sua voz é nossa maior arma. Pesquise na Internet, Leia jornais e busque outras fontes de informação e veja que o SUS é uma conquista nossa e tem servidores comprometidos e com capacidade técnica para administrar com qualidade. Vem pra audiência, vem!( Grupos de Whatsapp)

Inauguração de Unidade básica de Saúde e protestos congestionamento no trânsito .

Imagem
No momento em que o prefeito inaugura a unidade básica de saúde no Maicá ,ao mêsmo tempo uma grande manifestação na Curuauna . Em frente escola Haroldo Veloso , manifestantes fecham a rua e com cartazes e gritos de ordem provocam  grande engarrafamento . Ao mesmo tempo que o prefeito está fazendo seu discurso e entregando a unidade reformada e pintada com as cores azul e amarelo .

RESEX:Tapajoara tem nova diretoria,Dinael é eleito presidente

Imagem
Após resultado da eleição seu agradecimento na página do Facebook. "Com muita luz e a proteção de nossos ancestrais e com a benção de Tupã. Nosso povo da Resex Tapajos Arapiuns, nos ajudou a chegar a presidencia da Organização TAPAJOARA.Nossa equipe agradece a todos .Vencemos apesar de todos os obstaculos . Parabenizo e agradeço a todas as Aldeias e comunidades. Muratuba 25 votos São Pedro/ Braço Grande 22 votos Nova Vista / Nuquini 39 votos Nova Canãa 39 votos Mentai 18 votos Prainha 72 votos Cametá 07 votos Suruacá 51 votos Vila De Boim Resex 19 votos Vila franca 03, Tucumá 3, Anã 08, São Miguel 02, Nova Vista 03, Escrivão 07, São Tomé 10, Jauarituba 11, Surucuá 02, Pajurá 05, Vila de Amorim 03, Uquena 03, Anumá 01. Todos os 13 mil moradores deste TERRITÓRIO , Vamos juntos trabalhar . Obrigado" A posse da nova diretoria acontecerá no dia 09 de julho na Comunidade de vila Franca . Para Dinael não foi fácil a eleição,desafio muito grande vencer candidatos de...

Juventude Indígena: Jovens Indígenas realizam um grande encontro,no baixo Tapajós

Imagem
O Cita - Conselho Indígena Tapajós E Arapiuns  (CITA) se insere na organização política de povos indígenas no Baixo rio Tapajós no Oeste do Pará. Atuando em 67 aldeias, com atividade de formação, articulação política e representatividade. Na região do baixo Tapajós, estão localizados os municípios de Santarém, Aveiro e Belterra, nestes que por sua vez encontram-se as etnias indígenas, Arapiun, Apiaká, Arara Vermelha, Borari, Kumaruara, Jaraqui, Maytapu, Munduruku, Munduruku Kara Preta, Tapuia, Tupinambá, Tapajó e Tupaiú. Os indígenas da região do Baixo Tapajós enfrentam inúmeros conflitos, grilagem de terras, Olarias, áreas de sobreposição, pesca predatória, avanço da lavoura de soja, criação de bovinos e invasão de grandes empreendimentos madeireiros, projetos de mineração e hidrelétricas, além da discriminação da sociedade envolvente e Institutos da esfera Município/Estadual e Federal. O departamento de jovens do baixo Tapajós foi criado em 2005, culminando em dois grandes...

Assessoria da Funai Brasília e Conselho indígena visitam SESAI e CASAI, reivindicações para saúde indígena em Santarém.

Imagem
No final da tarde de ontem,uma equipe do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns CITA,lideranças e assessora da FUNAI de Brasília, Coordenação de educação escolar indígena, estiveram visitando as dependências da CASAI e SESAI em Santarém. A visita com objetivo de verificar in loco,as principais dificuldades enfrentadas pelos  indígenas atendidos na casa de apoio,suas estruturas físicas e de atendimento básico e fundamental para o atendimento de saúde. Os povos são atendidos pelo Dsei Guatoc , Guamá Tocantins que atende as etnias wai wai e Zoé,agora ampliado para os povos indígenas do baixo Tapajós . Depois da Ação civil que cobrava a agilidade no atendimento aos povos do baixo Tapajós sob pena de multa,a SESAI iniciou o cadastro dos povos indígenas da região que já recebem atendimentos básicos. O cadastro das aldeias hoje não atualizados contam com aproximadamente 5.300 indígenas aproximando da estatística do conselho indígena que está a 7.000 índios,número que deve ser ...

Soldado Falconeri apresenta demandas de sua categoria PM e BM

Imagem
 Hj tive uma audiência intermediada pelo vereador Alaercio Droga Mil e Olavo das Neves-Presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará(CODEC) os quais agradeço muito pelo interesse, disposição e dedicação nos assuntos relativos a PM e BM junto ao Governo do Estado, na oportunidade levantamos tres pontos principais com Dra Alice Viana Secretaria de Administração do Estado  a qual nos recebeu com muita atenção mesmo sem agendamento nenhum, solicitamos a criação de pelo menos um correspondente físico do Igeprev em Stm, a implantação deste órgão otimizaria questões como passagem pra inatividade e reserva de milhares de servidores do Estado no interior e trará resposta a vários problemas secundários e consequentemente  disponibilizará vagas preciosas pra promocao, outra solicitação foi o serviço de identificação que também não existe no "interior" e o militar acaba com identidade irregular ou vencida por ate 3 ou 4 anos, a terceira pauta foi sobre períci...

Postagem mais infeliz da semana sobre quem apoia índios em Santarém

Imagem
Ao longo dessa semana,estamos denunciando o racismo na cidade de Santarém,das mais simples piadas a mais pesada das ofensas no que diz respeito a ser índio . A negação está em todos os sentidos,seja na rua ou em órgão publico,um dos mais tristes episódios veio também de funcionários da prefeitura. Veja o que este infeliz,faz seu comentário a respeito de quem apoia os indígenas. Primeiro ao despejar seu preconceito,o desprovido de conhecimento,não é capaz de reconhecer se quer um brasileiro,em sua postagem ao tentar criticar ONGs foi tão infeliz nem se quer quiz saber ou perguntou . Vamos entender seu pensamento: Ele acha que pelo fato de este jovem ser alto ,claro ,de olhos esverdeados "se é que são " será que ele conseguiu dar uma olhada nos olhos dele ? É brasileiro sim,mais paraense de que muitos desses que vivem por aqui . Então fica a orientação não fale o que você não sabe,não jogue a sociedade contra os indígenas e não se exponha ao ridículo . Não tire conclusõe...

Até o momento o Nélio não veio atender

Imagem
Até o momento os movimentos sociais esperam o Nélio aparecer Indígenas em pauta ,o prefeito sumiu .

Não ao racismo em Santarém

Não precisamos do teu racismo . A mídia Santarena não muda ,nem tão pouco sua população ,às vezes não é justo generalizar,mas as é importante destacar que é a sociedade Santarena. Os blogs,os faces e outras fontes de divulgação ,não mudam a postura ,críticos e racistas ,dando margem a comentários dos mais baixos,e despejam seu ódio. Santarém não tem se desenvolvido,porque nunca se investiu na educação e mesmos os formados,graduados e doutores se igualam aos analfabetos com suas opiniões atrasadas ao contexto que vivemos. Acreditar que Santarém evoluirá ,construindo portos ,em uma falsa perspectiva de emprego ,exemplo claro a Carggil,que era a monumental esperança dos tolos. Realmente o Santareno não evolui,continua sonhando em ser escravo,ser como os tempos de colônia,mão de obra barata e descartável.Se iludem com falácias e marqueteiros de políticos que visam apenas aumentar suas empresas ,suas embarcação,seus hotéis,suas fazendas,seus postos de gasolina,suas garotas de programas...

Indígenas protestam contra a má gestão de Nélio Aguiar .

Imagem
Indígenas ocupam prefeitura neste momento em Santarém contra a má gestão do prefeito Nélio Aguiar . Pois o mesmo além de não atender as demandas da população indígena e Santarena,pautados em várias reivindicações não conseguem ter acesso ao prefeito. Na última reunião o prefeito declarou se ,a favor do porto do Maicá ,onde os representantes ,também foram vaiados por defender o lago . Uma pauta extensa pedem a presença do prefeito deixando claro que não querem a presença do vice José Maria . Polícia fechou e deixou os ocupantes do lado de fora ,o qual só pretendem sair depois de serem recebidos .

Ruas e buracos da cidade , Santarém

Imagem
Vejam a situação em algumas ruas de nossa cidade de Santarém.