Juventude Indígena: Jovens Indígenas realizam um grande encontro,no baixo Tapajós
O Cita - Conselho Indígena Tapajós E Arapiuns (CITA) se insere na organização política de povos indígenas no Baixo rio Tapajós no Oeste do Pará. Atuando em 67 aldeias, com atividade de formação, articulação política e representatividade. Na região do baixo Tapajós, estão localizados os municípios de Santarém, Aveiro e Belterra, nestes que por sua vez encontram-se as etnias indígenas, Arapiun, Apiaká, Arara Vermelha, Borari, Kumaruara, Jaraqui, Maytapu, Munduruku, Munduruku Kara Preta, Tapuia, Tupinambá, Tapajó e Tupaiú.
Os indígenas da região do Baixo Tapajós enfrentam inúmeros conflitos, grilagem de terras, Olarias, áreas de sobreposição, pesca predatória, avanço da lavoura de soja, criação de bovinos e invasão de grandes empreendimentos madeireiros, projetos de mineração e hidrelétricas, além da discriminação da sociedade envolvente e Institutos da esfera Município/Estadual e Federal.
O departamento de jovens do baixo Tapajós foi criado em 2005, culminando em dois grandes encontros na região. Em primeiro momento, o objetivo da criação do departamento foi direcionado para a afirmação étnica dos jovens, por conta do processo violento da colonização que dizimou diversos povos indígenas fisicamente e culturalmente, isso desde a invasão portuguesa no Brasil.
Todo esse processo de dominação fez com que esses indígenas tentassem negar ou apagar sua identidade, seja por vergonha e, até mesmo medo de manter sua essência, pela grande pressão que sofreram. Isso aconteceu, e ainda acontece, porque a colonização perdura em diversas formas na contemporaneidade, principalmente nas estruturas de poder, na maneira de pensar e de agir.
Portanto, para que esses jovens recuperassem, assumissem e reafirmassem suas etnias, era necessário descolonizar as formas de pensar a si mesmos e ao território, e foi esse o intuito do departamento, que durou até 2007. Após 10 anos sem atuação do departamento de jovens, e com a entrada de muitos jovens indígenas na universidade, pensou-se na retomada do departamento, tendo como principal objetivo o empoderamento da juventude sobre suas identidades e na luta em defesa de seus territórios que se encontram ameaçados por grandes empreendimentos na bacia do Tapajós.
Mais informações: citapstm2014@gmail.com
#Juventude #REJUIND #
Comentários
Postar um comentário