Deputado Airton Faleiro faz Moção de apoio aos professores do modular Indígena
MOÇÃO N° /2016
Requer providências por parte da SEDUC no
atendimento da pauta de reivindicações do Ensino Modular Indígena das regiões
Tapajós e Arapiuns, na Região Oeste do Estado do Pará.
REQUEIRO, com base no art. 189, do Regimento Interno desta Casa de Leis, providências
por parte da SEDUC no atendimento da pauta de reivindicações do Ensino Modular
Indígena das regiões Tapajós e Arapiuns, na Região Oeste do Estado do Pará, com
o breve deslocamento para o município de Santarém, para negociação com
manifestantes.
JUSTIFICATIVA
Devido aos problemas no atraso de salário e no
sistema de matrícula e locação dos alunos, tem ocorrido falhas na migração de
turmas para o sistema, o 4° módulo, que deveria já ser iniciado, está ameaçado
de ser suspenso, prejudicando a conclusão do ensino médio e o ingresso dos
indígenas às vagas no ensino superior na Universidade Federal do Oeste do Pará
- UFOPA.
Professores, alunos e caciques que ocupam parte do
prédio da 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª-URE) na manhã desta segunda-feira
(17), em Santarém Oeste do Pará, buscam negociação com o Governo do Estado, no
atendimento da seguinte pauta de reivindicações:
- Pagamento
de salários atrasados dos professores.
- Retorno da Coordenação de Educação Escolar
Indígena (Ceeind) para gerenciar as atividades da educação Indígena, na SEDUC.
- Autonomia
da 5ª URE, para a solução de problemas relacionados ao SOME Indígena na região.
- Correção
do Sistema de matrícula e locação.
- Fim das perseguições aos professores do SOME Indígena,
motivados por denuncismo de um servidor público estadual de nome Ediberto
Pureza von Paumgartten, que tem desagregado e atrapalhado a execução do ensino.
Os manifestantes exigem a apuração do comportamento deste servidor que, segundo
eles, tem praticado falsidade ideológica para prejudicar professores.
Palácio da Cabanagem, 18/10/2016.
AIRTON FALEIRO
DEPUTADO ESTADUAL – PT
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